Um salão de beleza cheio, cabeleireiros e maquiadores de um lado para outro e cosméticos circulando por todos os lados. Seria a preparação para um casamento, uma festa de formatura ou algum evento social que receberá belas mulheres? Negativo. Esta é a descrição de uma festa de aniversário de uma criança que pode ter entre dois e dez anos.

Antigamente, a maquiagem para meninas era apenas uma brincadeira de criança, para imitar “gente grande”. Mas, atualmente, o Brasil está entre os países que mais vendem cosméticos especializados para o público infantil.

É, minha gente, a maquiagem chegou às pequeninas, que cada vez mais cedo se tornam vaidosas e não saem de casa sem fazer uma make up e sem suas necessaires para “retocar o visual”.

Todos os meses, as empresas de cosméticos lançam uma infinidade de produtos de beleza direcionados a meninas, usando cantoras e apresentadoras de TV famosas para conseguir conquistar cada vez mais este público. Vale lembrar que o uso precoce de maquiagem pode causar sérios danos à saúde das crianças, que têm a pele bem mais sensível do que a pele dos adultos, e com isso, acabam apresentando maior possibilidade de desenvolver alergias, as dermatites de contato.

A dermatite de contato ocorre com o passar do tempo, porque a substância, ao entrar em contato com a pele da criança, vai agredindo a região do contato, até que em um determinado momento, que varia de um indivíduo para o outro, essa região passa a apresentar lesões e alterações sempre que tiver contato com a substância irritativa.

Um dos grandes problemas da dermatite de contato a cosméticos em crianças é que, com a sensibilização da pele, estas crianças podem desenvolver outras alergias a substâncias químicas usadas no dia a dia, como tintas em geral (inclusive tinta de caneta), detergentes...

Geralmente, produtos de maquiagem para crianças apresentam menos quantidade de substâncias que mais comumente causam alergias. Mas um dos maiores problemas é quando a mãe empresta à filha seus produtos de beleza, o que acontece na maior parte das vezes.

A melhor maneira de evitar a dermatite de contato por cosméticos é usar maquiagens e produtos de higiene aprovados pela Anvisa e específicos para o público infantil. No entanto, mesmo tendo essa atenção, tais produtos devem ser usados com moderação, somente como uma brincadeira e não como uma necessidade.

Uma boa maquiagem infantil é aquela que sai facilmente com água.

O uso muito cedo da maquiagem pode fazer com que a criança só se sinta bem se estiver com a maquiagem, criando uma “dependência” em estar sempre maquiada e com as unhas feitas.
A maquiagem feita em uma criança deve ser usada em eventos especiais e não no dia a dia. Não pode, nem se deve tornar hábito. A vontade é natural, mas os pais não devem incentivar a criança, somente se for de um modo lúdico, como parte de uma fantasia, por exemplo.

E como os pais podem descobrir se a sua filha está exagerando ou não? Eles devem observar a criança na sua rotina e verificar se essa vaidade está obsessiva da seguinte maneira: ela acha sua imagem mais importante do que viver a vida de criança? Quando vai à escola ou a um passeio parece mais um mini-adulto? Seu impulso de comprar cosméticos está sem controle?

É importante lembrar que, nas crianças acima de seis meses de vida, apenas dois tipos de produtos “de beleza” são necessários para uma pele saudável: hidratante e protetor solar, ambos específicos para o público infantil. Em caso de dúvidas, consulte sempre seu médico para saber quais os produtos são os mais adequados e indicados para a pele de seu filho.



Oiiiiii, sei que passei muito tempo longe de vcs, mas estou de volta, desejo um 2010 cheio de paz, saúde e sucesso para todos!!!
Bjos e até a próxima...

0 comentários: