Aromaterapia ciência arte da terapêutica com a utilização de substâncias aromáticas naturais - óleos essenciais.
A aromaterapia trabalha o corpo de maneiral holística e natura. Os óleos essenciais atuam restaurando nossas energias curativas e proporciona o balanceamento do corpo da mente e espírito. A aromaterapia é complementar á outras terapias, convencionais ou alternativas.
Antigamente, as ervas aromáticas eram usadas na culinária e na medicina. A fumaça ou a fumigação foi talvez um dos usos mais antigos das plantas aromáticas com efeitos alucinógenos, estimulantes ou calmantes. O conhecimento sobre as plantas foi acumulado, ampliado e passado por gerações.

Uso da Aromaterapia!

Maneiras de se usar os aromas: inalação, massagens, compressas, chás, incensos, meditação, chakras, vaporizadores e velas aromáticas. cada uma dessas formas de aplicação. foram escolhido métodos que possam ser usados por qualquer pessoa.

Pode-se usar apenas um óleo essencial ou fazer sua sinergia (associação, mistura harmônica); assim, além de se obter um novo aroma, a sinergia, ajuda a potencializar o efeito desejado. Mas lembre-se: somente use óleos essenciais genuínos!

Automassagem

Existem muitas formas de massagem, algumas são de aplicação profissional, como o shiatsu e a reflexologia; outras de uso caseiro, como o simples ato de friccionar suavemente as mãos numa região do corpo. Quem ainda não massageou os ombros e o pescoço quando estavam tensos, rígidos, doendo? No banho, o ato de se ensaboar representa uma massagem e não é mero acaso que as pessoas que sofrem de reumatismo sentem-se melhor após um banho. A função de uma massagem com os óleos essenciais é estimular, tonificar, acalmar ou sedar de acordo com o aroma escolhido.

A aplicação é simples. Coloque algumas gotas nas palmas das mãos (veja receita abaixo), esfregue uma na outra até sentir o calor e comesse a massagear o local dolorido em forma circular e no sentido horário. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma. Deixe o produto por no mínimo 1 horas sem lavar, não se preocupe, pois serão absorvidos pela pele em questão de minutos.

Receita básica de massagem: misture 9 gotas de óleo essencial para cada 10 ml (2 colheres de chá) de óleo de amêndoa doce. Pode-se usar as 9 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 3 gotas de cada tipo. Esta quantidade é mais do que suficiente para se aplicar numa região corpórea; contudo, se for fazer uma massagem no corpo inteiro, sugiro triplicar a medida.

Por exemplo: TPM — fazer a receita básica (acima) com uma mistura de óleo essencial de lavanda, rosa e alecrim. Antes de dormir, aplique massagens regulares, suaves, por alguns minutos, em todo o abdômen e no púbis. Depois de terminado, friccionar novamente as duas mãos até esquentar e inale profundamente por três vezes o aroma.

Inalação

Este método pode ser usado de forma única ou complementar aos anteriores; é mais indicado para problemas do sistema respiratório, circulatório, linfático e, principalmente, para os psicológicos, onde o alívio e o bem estar são quase que imediatos após alguns minutos de tratamento. Existem dois métodos:

1) Seco. Colocar 5 gotas do óleo essencial puro num pano de algodão ou gaze hidrófila, levar à narina e inalar profundamente o aroma por alguns minutos; também pode ser colocadas algumas gotas no travesseiro na hora de dormir. Este procedimento é indicado para casos leves como a insônia (lavanda), tensão (bergamota), sinusite (alecrim), pressão alta (rosa); também se pode fazer as combinações.



2) Vapor. Misturar 18 gotas de óleo essencial para cada 200 ml (1 copo americano) de água num vaporizador automático. Pode-se usar as 18 gotas do mesmo óleo essencial ou, se optado pela mistura, 6 gotas de cada tipo. Inspire somente pelo nariz até que não sinta mais o aroma. É indicado para casos mais graves como uma gripe (alecrim ou lavanda), dor de garganta (tea-tree ou lavanda), depressão (rosa ou bergamota), também, pode-se fazer as combinações.

Ambiente

A razão de eu gostar tanto da aromaterapia é porque ela é múltipla e agradável em todos os sentidos, pois com uma simples essência de um aroma perfumado podemos curar ou acalmar uma pessoa como também limpar e purificar nossa casa! Os desinfetantes que são vendidos em supermercados são na realidade a derivação industrial de antigas fórmulas da medicina natural! Por isso, podemos usar os óleos essências como uma boa alternativa aos produtos químicos para eliminando os germes, vírus e bactérias; assim, também garantimos a higiene doméstica e a prevenção de doenças no lar.

§ Cozinha, banheiro — após a limpeza habitual passe um pano molhado com uma solução de 1 litro de água morna com 5 gotas (cada) de óleo essencial de tea-tree, bergamota e lavanda; pode ser substituída por limão, eucalipto e gerânio, ou até todas em combinação. Esta sinergia irá desinfetar o chão com as propriedades anti-sépticas e germicidas do óleo.

§ Roupas — adicione num litro de água 10 gotas de lavanda, agite e junte esta mistura ao último enxágüe da roupa ou se você usa amaciante de roupas pode se neste momento. Além de desinfetar, irá deixar um aroma muito agradável. Pode ser substituído pelo de limão, gerânio, eucalipto, rosas e/ou combinados.

§ Animais — para se livrar das pulgas, bactérias, germes, ácaros ou até prevenir-se deles, escove seu animal com uma combinação de 6 gotas de lavanda + 6 de tea-tree + 6 de gerânio em 1/2 copo de água quente. Umedeça as cerdas da escova na solução e passe em todo o corpo. Se o animal não tiver pelo pode-se fazer o processo com um pano umedecido com a mistura.

0 comentários: