A quinoa (também chamada de quinua) está ganhando espaço na mesa dos brasileiros que se preocupam em manter uma alimentação saudável. De sabor leve e tão saudável quanto a soja, o pequeno grão originário da Bolívia possui alto teor nutritivo e faz muito bem para a saúde.
É riquíssima em proteína, minerais e vitaminas B1, B2, B3, D e E, que auxiliam em diversas funções do nosso metabolismo. Possui grande quantidade de fibras que colaboram com o intestino, ajudam a controlar dos níveis de colesterol e glicemia no sangue e ainda ajudam a emagrecer, pois dão a sensação de saciedade.
Cada grão de quinoa possui diversos aminoácidos, entre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência e funções da memória e aprendizado. Além disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória.

Como consumir a quinoa?
Qualquer pessoa pode fazer uso da quinoa e o ideal é que ela seja consumida pelo menos três vezes por semana. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados na forma de grãos, farinha e flocos. E dá para variar bastante no cardápio, basta ter criatividade na hora de preparar os alimentos.
Por ser rica em proteínas, a quinoa é recomendada para vegetarianos, que podem substituir a carne vermelha pelo grão. Outra vantagem da quinoa é que ela não contém glúten, podendo ser consumida por pessoas com hipersensibilidade ao leite e também portadores de doença celíaca, ou seja, que não podem consumir alimentos como cevada, aveia, trigo, centeio.
Você pode consumir os grãos da quinoa cozidos da mesma forma que o arroz, acrescentá-los na salada, em bolinhos com legumes ou no preparo de sopas. A farinha de quinoapode ser utilizada na receita de pães, massas, tortas, biscoitos, mingaus, pudins. Os flocos de quinoa podem ser consumidos, principalmente no café da manhã, acompanhandos de frutas, leite e iogurtes.

0 comentários: