Customizar é um neologismo para expressar personalização. O termo vem do inglês “custom” que quer dizer “feito sob encomenda” - uma roupa customizada ficará diferente e ao gosto da pessoa.

Esse conceito chegou ao Brasil na década de 90, logo após a onda do comportamento individualista se espalhar pelo mundo, reorganizando a relação moda x consumidor.

O ato de buscar maneiras para se diferenciar dos demais, utilizando adornos para enriquecer a roupa com criatividade e individualidade, criou um novo padrão de moda, no qual tudo pode ser customizado. Vale destacar que a técnica não é apenas aplicada em roupas, ela pode também ser aplicada em calçados, bolsas e acessórios.

Para tal, você precisa apenas de criatividade e alguns itens indispensáveis para a execução: tesoura, cola, agulha, linha, botões, tinta para tecido, lantejoulas, rendas, transfer, desenhos, pinturas.

Na personalização vale tudo - rasgar, tingir, costurar e por aí vai... Dependendo do seu objetivo, você vai criar uma peça única e não correr o risco de encontrar ninguém igual - isso sem falar na vantagem do baixo custo, pois a maior parte dos produtos que usamos é reaproveitada de outras roupas ou acessórios.

Sabe aquela peça que está no seu guarda-roupa há anos, que você não usa porque está manchada ou velha, ou porque está com vergonha do tanto que usou? Então, transforme-a em uma peça nova e única!

A criatividade não tem fim no processo de customização, pois calça pode virar bolsa; blusa pode virar vestido; camiseta velhinha pode ganhar nova vida com pequenas aplicações; tênis podem ganhar bordados, rendas, desenhos... Podemos transformar modelos velhos em novos, peças sem graça em cheias de charme; basta colocar a imaginação e a criatividade para funcionar e mandar ver na criação.

O que você está esperando? Mãos à obra! Fique de olho, pois essa tendência conquistou o mundo da moda. E não há época mais propícia como agora, já que o verão está chegando e com ele o que nós brasileiros - em especial o carioca - mais amamos: o Carnaval.

Atire a primeira agulha quem, em pleno Carnaval, nunca viu um abadá antes de ser transformado e pensou: como vou usar isso?

Para que você não passe mais por essa situação, segue um passo a passo para customizar seu abadá. Atenção: depois de cortado como mostra a ilustração, você ainda pode dar um toque a mais, bordando, costurando, aplicando lantejoulas e fitas. Tudo vai depender da sua imaginação para deixá-lo ainda mais original e bonito. Curta este momento também, pois já dá pra ir se divertindo desde a execução até a hora de usá-lo!

1 comentários:

Priscila Almeida disse...

Migaaa, adorei isso....
bjosss!!